domingo, 10 de abril de 2011

Azulejos



A casa dos meus pais foi construída nos anos setenta, época em que era bem comum utilizar azulejos nos revestimentos das paredes dos ambientes e fachadas. E seguindo esta tendência, cresci numa casa onde a fachada, copa e cozinha são revestidas de azulejos típicos desta época. Infelizmente os dos banheiros não resistiram ao tempo e foram devidamente trocados por cerâmica branca.
A imagem dos azulejos estão na minha memória e se eu fosse construir uma casa hoje não hesitaria em ter pelo menos uma parede revestida deles.
O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente,quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo. O azulejo é geralmente usado em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.
Os temas oscilam entre os relatos de episódios históricos, cenas mitológicas, iconografia religiosa e uma extensa gama de elementos decorativos (geométricos, vegetalistas etc) aplicados a paredes, pavimentos e tetos de palácios, jardins, edifícios religiosos (igrejas, conventos), de habitação e públicos. Acima mostro alguns exemplos de azulejos e como eles podem ser utilizados na decoração.
Em Recife existem duas empresas, bastante tradicionais no ramo, que recriam de azulejos antigos de forma quase artesanal onde  o artista decalca o desenho original no papel. A partir daí, as cores são repassadas para a peça e depois através de um processo químico e queima, a peça é envelhecida para garantir a reposição de azulejos que não existem mais no mercado.
 A mais antiga delas é a Arte e Cerâmica, fundada há 35 anos pelo empresário português Luiz Domingos. A outra empresa é a Decorart, que está no mercado 33 anos.
A Decorart também elabora desenhos exclusivos para o cliente e dispõe de um estoque enorme de sugestões. Com mais de 80 mil matrizes, de qualquer época, para reproduzor. O preço do serviço varia de R$ 75 a R$ 110 pelo metro quadrado.
Assim como a sua concorrente, a lojas de Domingos reproduz qualquer tipo de desenho para azulejo. As peças que recebem a decoração são compradas no mercado local.
Para encomendar o seu azulejo:
Arte e Cerâmica – Estrada de Belém, 1350, Campo Grande. Fone: 3427.1959 - Decorart – Rua Gervásio Pires, 102B, Boa Vista. Fone: 3222.5423

Um comentário:

Atelier Moda e Decoração disse...

eu sou simplesmente apaixanada por azulejos!!! =)