sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Feira de Agricultura Familiar movimenta o Marco Zero

Evento conta com 180 estandes para exposição e comercialização de produtos agroecológicos desta sexta-feira (3) até o próximo domingo (5)

Da Redação do pe360graus.com

A Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, é palco da 1ª Feira Estadual de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, desta sexta-feira (3) até o próximo domingo (5).
A feira terá 180 estandes para exposição e comercialização de produtos agroecológicos, artesanais e gastronômicos produzidos por agricultores, artesãos, extrativistas, comunidades indígenas, piscicultores, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária apoiados pelo Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais, Movimentos Sociais e ONGs que desenvolvem ações com a Agricultura Familiar. Haverá, ainda, apresentações culturais e, para as crianças, espaço de leitura e brincadeiras.
Os interessados em receber capacitação e orientação sobre oportunidades de negócios nessa modalidade de cultivo poderão participar das palestras e oficinas que serão ministradas. As oficinas serão realizadas em três “cozinhas escolas” para beneficiamento de frutas na fabricação de doces e geléias, licores, pães, bolachas e bolos, com o objetivo de sensibilizar os agricultores para o melhor aproveitamento dos seus produtos, agregando novas oportunidades de negócios.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE) vai expor na feira. No estande da SCTDE serão divulgadas as ações da Gerência de Educação Alimentar e Consumo que envolvem a compra de produtos da agricultura familiar, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A Prefeitura adquire parte da produção familiar hortifrutigranjeira dos municípios de Bonito, Orocó, Amaraji, Pombos, Camocim de São Félix e Cabo de Santo Agostinho e os destina às entidades sócio-assistenciais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e ao Banco de Alimentos, que abastece a cozinha comunitária, creches, escolas e hospitais municipais. A compra e distribuição para os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional garantem a sustentabilidade da agricultura familiar.
O evento contará, ainda, com uma praça de alimentação. Serão dez barracas e dois carros de lanche durante os três dias da feira. Todos os empreendedores envolvidos com a comercialização de comidas e bebidas são cadastrados no Programa de Estruturação do Comércio Popular da Prefeitura (PECPop).

Nenhum comentário: